Metodologias para Melhoria e Transformação de Processos
Este é um tema recorrente quando se fala em documentar, analisar, identificar oportunidades de melhoria e redesenhar processos de negócio.
Existem diversas metodologias para esta finalidade e não poderíamos deixar de mencionar a Engenharia de Informação de James Martin criada na década de 90, porém potente quando se necessita de melhorar os processos e identificar as informações que alimentam e que são produzidas por estes processos. É exatamente desta relação que nasce a Matriz CRUD (Create, Read, Updade and Delete) que analisa quais as ações que os processos causam nas informações por eles processadas. Esta matriz é extremamente útil para criação de aglomerados de informações (clusters) para a implementação de banco de dados com fraco acoplamento entre si e que proporcionam baixa interação entre bancos de dados e consequentemente melhorando significativamente o desempenho dos bancos de dados e das aplicações (sistemas) que utilizam estes bancos de dados. Da mesma forma permite também a identificação de processos afins candidatos a serem parte de uma aplicação (sistema).
Tempos depois surge a Business Process Management (BPM) também muito utilizada para a melhoria e redesenho de processos. É importante ressaltar que no rastro do BPM surgiram a Business Process Management Language (BPML) que é uma linguagem para a documentação de processos e a Business Process Management Notation (BPMN) uma notação padronizada para a documentação e simulação de processos de negócio. Existem várias ferramentas de desenho, simulação e execução de processos baseada em BPM no mercado, algumas “open source” e outras proprietárias.
Em nossa experiência de mais de 20 anos em análise e melhoria de processos de negócio desenvolvemos nossa própria metodologia inspirada nas metodologias mencionadas anteriormente e utilizando massivamente modelos de referência de processos que já discutimos em outro blog sobre o tema de processos de negócio.
Esta abordagem traz benefícios de curto e médio prazos reconhecidos por nossos clientes.