Avaliação de Maturidade Digital

Quando se fala de Maturidade Digital é importante identificar os objetivos que se quer alcançar, dentre eles podemos destacar:

  1. Infraestrutura virtualizada, na nuvem e automaticamente gerenciada
  2. Segurança orquestrada uniformemente
  3. Empresas centradas em dados
  4. Arquitetura de plataformas de APIs Abertas
  5. Portfólio diversificado de serviços digitais
  6. Ecossistema de parceiros comerciais
  7. Múltiplos modelos de negócio em mercados centrais e periféricos
  8. Organização e cultura digitais
  9. Múltiplos canais com os mercados
  10. Gestão 360 graus na experiência do cliente

Para obter tais objetivos é necessário identificar fatores críticos de sucesso relacionados diversos temas:

  1. Estratégia: definindo claramente onde a organização pretende chegar
  2. Centralidade no cliente: definindo como a organização vai se preparar para fornecer uma experiência ao cliente de alto nível
  3. Operações: oferecendo processos operacionais de ponta a ponta com confiabilidade, assertividade e agilidade
  4. Tecnologia: com abordagem de soluções modulares, escaláveis e flexíveis
  5. Cultura: incentivando a formação de lideranças, capacitação dos colaboradores e formas de trabalho inovadoras
  6. Dados: que possam ser acionáveis, valiosos e seguros 

 

A figura abaixo ilustra o Modelo de Maturidade Digital (DMM) do TM Forum usado para as avaliações de maturidade no inicio do projeto e após a implementação de gaps identificados, de forma a medir efetivamente a evolução desta maturidade.

Existe possibilidade de uso do banco de dados do TM Forum para benchmarking com dezenas de empresas que já aplicaram este método com aplicação de vários tipos de filtros, tais como: porte da empresa, localização geográfica, tipos de produtos e serviços, etc.

A Automatum dispõe de consultores devidamente capacitados e certificados no DMM e aptos a auxiliarem nossos clientes na medição de seu grau de maturidade digital seja da organização como um todo ou de áreas específicas, conforme a estratégia do cliente.