Treinamentos TM Forum

A Automatum é licenciada pelo TM Forum na oferta de cursos e certificações para todo o portfólio de Treinamentos TM Forum nos idiomas Português e Espanhol.

Entre os cursos podemos destacar os seguintes:

  1. Visão Geral da “Open Digital Framework” (ODF): Entender como o TM Forum construiu o ODF; visão e princípios do ODF e da ODA; benefícios do uso para o setor e demais envolvidos; apresentar os elementos do ODF; desafios para a migração para ODF e ODA, considerando componentes e arquitetura técnica ODA, operação e governança, quiz de fixação;
  2. Fundamental da Estrutura de Processos de Negócio (eTOM): Racional de criação do modelo eTOM e de seus componentes, matriz RASCI, construção de fluxos de processos, abordagens de construção de escopo de projeto a partir do eTOM, técnicas de confirmação e extensão do modelo, usos do modelo e conformidade, outros modelos de processos (ITIL, COBIT, SCOR) e exercícios de fixação;
  3. Praticante da Estrutura de Processos de Negócio (eTOM): Revisão dos usos da estrutura, abordagens de uso, diretrizes de extensão e confirmação das extensões, o que pode ou não ser realizado na extensão, diretrizes de simplificação de processos e de fluxos de processos, aplicação de técnica “falha rápida, falha frequente”, ferramentas de projeto e automação de fluxos de processos, simplificação e automação em outros setores;
  4. Fundamental da Estrutura de Informação (SID): Estrutura do modelo, objetivos, estrutura de uma ABE, do domínio, decomposição de domínios, usos do modelo, padrões de modelagem, diretrizes de extensão, conformidade com o modelo;
  5. Praticante da Estrutura de Informação (SID): Como iniciar o uso da Estrutura de Informações na empresa; uso dos padrões de modelagem da Estrutura de Informação; uso das diretrizes de extensão e implementação da Estrutura de Informação; Transformar a Estrutura de Informação em um modelo de dados; usos da Estrutura de Informação; justificativa quantitativa do uso da Estrutura de Informação;
  6. Fundamental da Estrutura de Aplicações (TAM): Estrutura do modelo, objetivos, conceitos, domínios, usos, diretrizes de extensão, estudos de casos de implementação;
  7. Fundamental da Estrutura Funcional (FF): Fornece uma lista de referência para funcionalidades automatizadas de telecomunicações. O bloco de construção básico da Estrutura Funcional é a função que é caracterizada pelas informações que trata e pelo serviço que executa. O curso explica como um mapa de funções padronizado e uma taxonomia podem ajudar a replanejar e agilizar um portfólio de funções;
  8. Fundamental das Open APIs: Estrutura das APIs, atuais e em desenvolvimento, tecnologias relacionadas (REST), padrões de projeto e como são utilizados, relação entre modelo REST das Open APIs com a Estrutura de Informação, ferramentas e conformidade;
  9. Praticante das Open APIs: Revisão das Open APIs, uso e modelagem das APIs, padrões de extensão e de projeto de Open APIs, implementação e uso de ferramentas para projeto e teste de APIs, certificação de implementação de Open APIs, as Open APIs e a ODA, estratégia de migração de Open APIs, Open APIs e microsserviços;
  10. Fundamental de Garantia de Receita: Necessidade de Garantia de Receita, problemas típicos, como pode ser feito, ativos do TM Forum, ferramentas e técnicas, ciclo de vida e domínios de garantia de receita;
  11. Praticante de Garantia de Receita: Detecção, investigação e correção de problemas de Garantia de Receita; identificação de pontos de controle; preparar dados para análise; compreender o papel e a importância das regras de negócio; realizar reconciliações de garantia de receita de ponta a ponta; aplicação de tarifas, classificação, técnicas de cobrança e garantia de faturamento;
  12. Fundamental de Centralidade no Cliente: Definição de centralidade no cliente; o Frameworkx e a centralidade no cliente; como é um negócio centralizado no cliente; o ciclo de vida da experiência do cliente; omnichannel; data analytics; o modelo de maturidade de Gestão de Experiência do Cliente; métricas; ativos do TM Forum;
  13. Praticante da Gestão de Experiência do Cliente: definir escopo do projeto inicial de melhoria da experiência do cliente; identificar os atores envolvidos; utilizar o poder do Big Data e do Analytics para entender melhor seus clientes; estabelecer o “AS IS” aplicando o Modelo de Maturidade para estabelecer o ponto de partida; identificar no que você é bom e ruim; criar o projeto e definir fatores de sucesso; implementar o projeto;
  14. Praticante do Modelo de Maturidade Digital: Apresenta uma variedade de ferramentas e abordagens para ajudar os profissionais a conduzir a transformação sob a ótica da centralidade no cliente e resultados de negócios. Auxilia a compreensão mais clara da situação atual da sua organização, capacidades digitais (por exemplo, seu estado “como está”), a importância desses recursos para sua organização e como definir um roteiro de metas realistas para atingir os estados de transformação digital “To Be” desejado. A ferramenta de avaliação DMM ajuda a responder às perguntas mais frequentes sobre os desafios de melhorar e transformar as organizações digitalmente para o sucesso de seu negócio. Ele também fornece orientação para encontrar soluções pragmáticas para esses desafios onde as respostas e a direção não são claras;
  15. Fundamental de Ecossistemas Digitais: Termos e componentes principais associados a ecossistemas digitais; usos de plataformas e ecossistemas; o Guia de Cenário B2B2X do TM Forum; uso do Guia de Parcerias do TM Forum para definição de relacionamentos entre os participantes do ecossistema; uso da ferramenta CurateFx do TM Forum para definição de modelos de negócio e ecossistemas;
  16. Praticante de Ecossistemas Digitais: Como usar uma abordagem colaborativa e iterativa para projetar, definir e modelar um ecossistema de negócios; melhores práticas do TM Forum para modelagem de ecossistemas de negócios utilizando a Metodologia de Cenários de Negócios B2B2X; como capturar os principais motivadores de negócios, declarações de problemas das partes interessadas e declarações de valor gerais que são insumos essenciais para modelar um ecossistema de negócios bem-sucedido; definir cenários de negócios e ecossistemas, produtos/serviços utilizando o Osterwalder Business Canvas para criar diferentes perspectivas do modelo de negócios.
  17. Fundamental de Inteligência Artificial: Identificação dos vários tipos de IA; história e o interesse em IA; as principais áreas em Telecom que utilizam IA; iniciativas do TM Forum para auxiliar associados na adoção de IA; requisitos e princípios de gestão de IA; uso do modelo de dados do TM Forum para simplificar a adoção de IA; como utilizar outros padrões do TM Forum; modelo de maturidade de IA como facilitador para adoção de IA
  18. Fundamental de Componentes ODA: explica por que a indústria está migrando para arquiteturas baseadas em microsserviços, o que isso significa, como isso se relaciona com as implantações de software da nossa indústria e por que os membros do TM Forum acham que isso é importante. O conceito, o jargão, os impulsionadores do negócio e os objetivos gerais da introdução e utilização dos Componentes ODA.
  19. Praticante de Componentes ODA: Descrever como as estruturas do TM Forum interagem; interpretar uma descrição proposta de componentes de ODA em relação às necessidades do negócio; selecionar processos de negócios apropriados para atender às necessidades do componente ODA; selecionar entidades de negócio apropriadas para atender às necessidades do componente ODA; selecionar funções apropriadas para atender às necessidades do componente ODA; selecionar APIs apropriadas para atender às necessidades do componente ODA.

Todos os cursos incluem duas tentativas de Testes de Certificação de Conhecimento na Plataforma online TM Forum. Os testes são no idioma Inglês.

Inclui obtenção automática (sem necessidade de novos testes) de Certificação de Perfil Profissional (“Skill Certification”) de acordo com as regras do TM Forum. 

Oferecemos turmas fechadas em 2 formatos: Presencial e On-line Live com interação direta com nossos instrutores.

Também oferecemos turmas abertas no formato online Live usualmente nos meses de março e abril. Consulte nosso blog ou nossa página no LinkedIn https://www.linkedin.com/company/11309906/admin/page-posts/published/