Transformação de Processos de Negócio

Este serviço se aplica a empresas que estejam iniciando suas atividades ou àquelas que necessitam melhorar seus processos de modo atender suas necessidades de negócio atuais e futuras. Qualquer empresa está apoiada em uma tríade de ativos: colaboradores, processos e informações. Portanto os processos são um dos ativos mais importantes que a organização precisa manter e evoluir sejam processos estratégicos, de operação ou corporativos. Nossos consultores têm expertise comprovada em várias indústrias tais como: telecomunicações, educação, utilities, indústrial, governo, produtos e serviços digitais. Adicionalmente à expertise de nossos colaboradores, utilizamos uma metodologia própria, testada e com resultados comprovados que nos permite identificar se um processo necessita de ajustes pontuais ou de um redesenho, definindo os indicadores adequados em cada caso, isto é, KPIs, OLAs, SLAs. Em todos os nossos projetos identificamos ações de curso, chamadas de “quick-wins”, e as ações que demandam mais esforços e tempo para o redesenho propriamente do processo atual. Desta forma conseguimos gerar um ROI de poucas semanas após o início do projeto.

Utilizamos ferramentas de desenho de processos baseadas em “Business Process Modeling Notation” – BPMN, consideradas a melhor prática para esta atividade, que documentam os fluxos de processos redesenhados e documentos com a descrição de todos os objetos usados nos fluxos de processos.

Também dispomos de template para a descrição de todos os indicadores usados no processo redesenhado, que incluem: descrição, unidade usada, as informações que devem ser coletadas e como coletá-las, a fórmula de cálculo do indicador e o(s) responsável(is) pela coleta e cálculo do indicador. Isso facilita enormemente a implementação do indicador de forma assertiva e rápida.

Estes indicadores são essenciais para medirem os ganhos e/ou necessidades de ajustes nos processos redesenhados comparando sempre que possível com os indicadores usados nos processos antes das melhorias. Caso os processos antigos não tenham tais indicadores, o que é usual em muitas empresas, se estabelece um valor alvo para cada indicador criado, isso pode ser em duas etapas um valor alvo para um período de tempo de “adaptação” e outro valor alvo mais agressivo para quando a empresa alcançar um nível maior de maturidade de processos.